Peixe de estimação: vantagens de ter um

Peixe de estimação: 5 vantagens de ter um

Mais cedo ou mais tarde, quem tem filhos vai se deparar com a vontade deles em levar um animalzinho para casa. Imagine as crianças, com aqueles olhinhos brilhantes, pedindo um bichinho. Vai ficar difícil resistir, não é mesmo? Nesse contexto, um peixe de estimação pode ser uma excelente saída.

Saiba que os peixes reagem, sim, quando são estimulados. Eles fazem até piruetas de contentamento. Mas não é só isso. Na hora de escolher o pet, existem itens que têm que ser considerados: valor financeiro disponível, espaço na casa, tempo para dar atenção ao novo amiguinho etc.

Ficou interessado? Quer saber mais? Então veja neste post 5 vantagens de optar por um peixinho como mais novo membro da sua família. Acompanhe!

1 – Decoração diferenciada

Um aquário dá um charme especial a qualquer recinto da casa, trazendo mais beleza e requinte. É lógico que os animais não podem ser comparados a objetos para enfeite, mas não dá para negar que os peixes têm cores e formas que dão um toque especial à decoração.

Na hora de escolher o seu, pense na linhagem, porque nem todas as espécies podem viver coletivamente. Assim, se você preferir aquários repletos desses animaizinhos, questione ao vendedor da loja quais são os tipos que se adaptam melhor em comunidades.

2 – Poucos cuidados

Um peixe de estimação requer pouquíssimos cuidados para ficar bem. Você precisa de alguns segundos por dia para alimentá-lo, podendo dividir a comida de manhã e à noite. Só não exagere na quantidade de ração. Quando sobra comida na água, o aquário fica sujo mais rápido.

Ao contrário dos cães, os peixes não dependem emocionalmente da atenção dos donos, mas nem por isso são indiferentes. Um cachorro ou gato necessitam de veterinários em ritmo periódico e, por vezes, também em casos emergenciais.

Já com o peixe, até famílias muito ocupadas conseguem fazer a alegria das crianças com um animal doméstico. Para se ter uma ideia, é possível trocar a água do aquário a cada 15 dias sem remover todo o volume.

Com essa periodicidade, dá para retirar apenas 20% do total de volume. Para quem viaja muito, há alimentadores automáticos e refeições que podem ficar no aquário de 7 a 15 dias.

3 – Baixa necessidade de espaço

Cachorros demandam espaço na casa, já que precisam de atividades físicas, em menor ou maior grau, dependendo da raça e da idade. Afora isso, um cão ou gato de pelos longos precisam ser escovados, algo que toma tempo e ainda espalha sujeira pela casa.

Já um peixe de estimação pode caber num aquário bastante pequeno, ou seja, até mesmo quem mora em apartamentos de dois dormitórios pode receber esse ilustre animalzinho.

Hoje, a tendência é que os imóveis sejam cada vez menores, principalmente nos grandes centros urbanos. Assim, a opção pelos peixinhos pode ser uma boa alternativa para não deixar as crianças frustradas sem a rica experiência de um animal doméstico na infância.

4 – Diversão

Um peixe de estimação é ótimo para se divertir, ao contrário do que muita gente pensa. Quando as pessoas da família se aproximam do vidro, esses animaizinhos percebem e reagem imediatamente: abrem as nadadeiras, fazem movimentos graciosos com a boca e uma porção de acrobacias de encantar os olhos.

5 – Relaxamento

Se, por outro lado, você chegar cansado do trabalho e quiser descansar um pouco, experimente sentar em frente ao aquário ouvindo uma boa música ou tomando aquele vinho preferido.

O aquário traz a calmaria da natureza para o lar, o que contribui para aliviar o estresse. É uma ótima opção para quem é muito ansioso ou tem dificuldades para dormir.

Como você já deve ter notado, um peixe de estimação pode ser o companheiro ideal para famílias modernas, que sofrem com pouco espaço e com um tempo mínimo para os cuidados que um pet maior exigiria.

Além disso, há muitas opções de tamanhos e de cores que vão encantar a criançada. E você? Gostou deste texto e optou por ter um peixinho em casa? Então veja também nosso artigo sobre “Aquarismo para iniciantes”!

134 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *