decorar o aquário

Passo a passo de como decorar o aquário

Decorar o aquário é uma etapa muito importante na criação de peixes. Afinal, um design mal elaborado pode deixar um recinto sem a devida harmonia: muito pesado ou com cores destoantes. Isso sem falar que a questão estética torna o aquarismo mais divertido.

Desse modo, é possível proporcionar às crianças muito entretenimento na hora de pensar nos enfeites.  Afora isso, com a combinação correta de adornos, você ganha uma peça decorativa encantadora para sua casa. Quer saber mais? Então veja neste post um passo a passo para ter um aquário fascinante sem muito trabalho. Venha com a gente!

Tome cuidado ao escolher o cascalho

Ao decorar o aquário, o cascalho propicia um resultado muito bonito, que parece muito com o fundo de um rio. Entretanto, é preciso cautela com a proporção: 500 gramas do enfeite para cada 3,75 litros de água.

Afora isso, não se esqueça de lavar muito bem esse adorno com água corrente fria antes de inseri-lo no seu viveiro. Mais um aviso: o cascalho deve ser organizado na parte inferior dos vidros em uma faixa uniforme, isto é, sem buracos nem ondulações. Essas irregularidades podem dificultar a limpeza mais tarde. Para deixar as crianças contentes, as pedrinhas coloridas também são uma boa opção.

Prefira peixes com cores vivas e variadas

Quanto mais espécies diferentes de peixes forem colocadas no aquário, mais bonita ficará a decoração. A tonalidade das escamas traz uma beleza natural. Por esse motivo, a dica é optar por espécies com pigmentações fortes, com aspectos distintos entre si. Assim, a aparência do conjunto vai ficar mais atraente por causa da multiplicidade de nuances na água.

Porém, será preciso um certo cuidado ao combinar um tipo de peixe com outros. Isso porque algumas espécies são mais agressivas e podem fazer mal para as outras. Essa “rixa” acaba quebrando a estabilidade do sistema.

Além disso, cada peixe precisa de uma iluminação ideal e de condições específicas de temperatura. Desse modo, ao estudar um pouco sobre as características desse animais, a manutenção e a limpeza do aquário serão mais simples. As chances de sobrevida também aumentarão.

Quer uma dica mais direta? Uma sugestão bastante bela é o Kinguio Oranda Red, também chamado de Goldfish ou Peixinho Japonês. Ele tem uma mescla interessante de tons em vermelho, laranja e dourado.

Além dele, o Acará-bandeira zebra também assegura um visual bem impactante, que remete a esse mamífero. Ele conta com nadadeiras pontiagudas e gradações incríveis de azul. Outro peixe com efeito decorativo legal é o Acará-bandeira palhaço. Essa espécie apresenta coloração roxa, amarela e laranja.

Abuse do humor e da criatividade

Decorar o aquário pode ficar bem mais animado com a colocação de pequenas plaquinhas com mensagens engraçadas. Há opções com frases como “não vomite aqui”, “pesca proibida”, “cuidado: tubarão bravo”, “não bata no vidro”, entre outras.

Peças que imitem um baú de pirata ou mesmo que simulem o nado de um mergulhador fazem bastante diferença. O mesmo pode ser dito de um navio naufragado em miniatura ou então de uma garrafinha de vidro no fundo.

Para atrair a atenção dos pequenos, vale até comprar enfeites aquáticos personalizados, como do Bob Esponja ou da Pequena Sereia. Esses acessórios são muito úteis para despertar o interesse do público infantil. Assim, pode ficar mais fácil convencer seus filhos a iniciar no aquarismo. Só não exagere nesses complementos para não deixar a aparência muito carregada nem estressar os peixes.

Experimente kits completos

As melhores empresas do aquarismo oferecem kits completos pré-montados em sistema de plug and play. Ou seja, você segue algumas orientações do produto e tudo fica pronto muito mais rápido, inclusive a decoração. Afinal, o que atrai mesmo a atenção dos pequenos são as atividades que envolvem os cuidados com o peixe.

Mais uma vantagem desses combos é que, com eles, não é necessário se preocupar com a compatibilidade entre as variações de sua fauna. Isso porque todas as opções de peixes disponíveis vivem de forma harmoniosa entre si.

Outro benefício é que esses conjuntos vêm com todos os elementos técnicos essenciais, como filtros, redes, sifão, entre outros componentes. Desse modo, as crianças não ficam entediadas com as atividades mais burocráticas do aquarismo. Assim, decorar o aquário trará momentos muito mais alegres.

Além disso, os kits oferecem decoração interna apropriada e iluminação em três cores: azul, rosa e branca. Também não é preciso se preocupar com o cascalho, que já está incluído no estojo de aquário e acessórios, na quantidade correta para o bom funcionamento do sistema.

Como você já deve ter percebido, decorar o aquário pode ser uma excelente forma de atrair as crianças para essa antiga paixão. Para isso, porém, será preciso chamar a atenção para a atividade de um jeito simples e lúdico, que prenda a atenção dos pequenos e garanta a diversão.

Assim, seus filhos vão finalmente enxergar a graça e o charme de ter peixes como animais domésticos. Quer mais detalhes? Então conheça o Aquakit, o aquário completo e facinho de montar!

 

 

99 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *