aquarismo iniciante

Saiba se o aquário pode ser considerado um ecossistema

Quando o assunto é a ecologia, muitas dúvidas surgem sobre o que é exatamente um ecossistema. Nesse sentido, vários amantes da criação de peixes já devem ter se perguntado: o aquário pode ser considerado um ecossistema?

Se você tem essa dúvida, saiba que os ecossistemas não são somente meios complexos e de tamanho vasto. Por exemplo: um oceano é tido como um ecossistema, mas um pequeno lago em um sítio também. Até mesmo uma única árvore pode se enquadrar nesse conceito.

Quer saber se um aquário pode ser considerado um ecossistema mesmo? Então leia neste post um esclarecimento sobre o assunto. Acompanhe!

Entenda o que é um ecossistema

Termo criado pelo ecologista Arthur George Tansley em 1935, o ecossistema é um grupo de comunidades que habita uma área específica e tem inter-relações entre si e com esse meio. Afora isso, um ecossistema é composto por dois itens principais: o abiótico e o biótico.

O biótico se refere aos seres vivos, como insetos, flores, mamíferos etc. Esses seres realizam diferentes funções dentro do ecossistema. Por isso, de uma forma ou de outra, é estabelecida uma dependência entre eles. Existe o ser vivo que produz energia, o que a consome e ainda o que a decompõe.

Além das engrenagens vivas, fazem parte de um ecossistema os elementos abióticos. Eles são a fatia inanimada dessas estruturas ecológicas, mas são fundamentais para a sobrevivência das espécies.

São integrantes abióticos de um ecossistema a atmosfera, a água, o solo, a luminosidade, entre outros. Sem eles, os seres vivos não seriam capazes de permanecer nessa condição. Por exemplo: a água influencia diretamente no metabolismo de todos os organismos.

Conheça o que é um biossistema aquático

Antes de saber se o aquário pode ser considerado um ecossistema, será útil aprender mais sobre a variação aquática dessa definição. Um biossistema aquático, ou simplesmente ecossistema, é constituído por animais que vivem em corpos d’água. São exemplos disso os mares, os rios, as lagoas e até mesmo as áreas pantanosas. Vamos ver as duas principais subdivisões? Confira:

Ecossistema Marinho

O ecossistema marinho, integrado por mares e oceanos, caracteriza-se por uma maior estabilidade. Isso quando ele é equiparado aos habitats de água doce ou mesmo os terrestres.

Geralmente, o nível de salinidade não sai de 3,5%. Da mesma forma, as correntes marítimas raramente mudam de temperatura. Na maior parte desses ambientes, a luz solar incide em até 200 metros de profundidade. Desse modo, a preservação da vida nesses meios se torna bastante favorável.

Ecossistema de Água Doce

Nos sistemas de água doce, existem mais oscilações, o que acaba interferindo na sobrevida de muitos animais e plantas. A fauna nesse tipo de estrutura ecológica é dominada por peixes e anfíbios. Isso sem contar os insetos e a vegetação, itens básicos da cadeia alimentar.

Descubra se o aquário pode ser tido como um ambiente desses

Existem ecossistemas em proporções muito variadas. O maior deles é a biosfera, que equivale ao conjunto de todas as áreas do planeta Terra onde há vida. Sendo assim, uma floresta tropical pode ser classificada como um ecossistema de grande biodiversidade.

Os ecossistemas, porém, podem ser enquadrados em escalas bem menores. Diante disso, o aquário pode ser considerado um ecossistema.

Afinal, ele conta com plantas, peixes, sistema para drenar as toxinas da água etc. Na natureza, seja em água doce, seja em água salgada, a renovação dos nutrientes acontece em grande volume e de maneira espontânea.

Já o aquário, ao invés disso, tem uma quantidade muito menor de água, o que dificulta a dissipação das substâncias nocivas, como a amônia, as fezes ou mesmo os resíduos de alimentos. Por essa razão, para deixar o aquário saudável, é necessário a interferência humana.

Desse modo, todo o equilíbrio do ecossistema acontece por meio dos cuidados do aquarista. Isso inclui o fornecimento de ração, a ativação do sistema de luz, o controle do PH e até mesmo a temperatura. Por tudo isso, o aquário é categorizado como um ecossistema artificial.

Como você já sabe, o aquário pode ser considerado um ecossistema. Afinal, ele funciona como uma réplica da natureza, com mecanismos biológicos muito parecidos. Aliás, o aquário até pode ser usado em experiências práticas para ensinar as crianças sobre esse importante termo da ecologia.

Quer saber mais sobre o fantástico mundo dos peixes? Então leia também nosso artigo sobre aquarismo para iniciantes!

Siga-nos nas Redes Sociais e Compartilhe:
error0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *