Sei que quando se fala em animais de estimação, as primeiras escolhas são cães e gatos. Mas também há muitos que querem outros animais, como os fãs de aquarismo.
Afinal peixes ocupam menos espaço, suas casas são decorativas e eles trazem grandes vantagens como acalmar seus admiradores.
Porém, esse não é o meu tema de hoje, e sim o crescimento exponencial do mercado Pet.
Caso você ande pelas cidades já deve ter percebido que grandes redes estão instalando suas lojas na mesma proporção das franquias de fast food.
Mesmo durante a pandemia, o setor registrou crescimento, embalado pela necessidade das pessoas por companhia de seus animais.
Hoje em dia o Brasil tem cerca de 23 mil lojas de animais, contra 5,5 mil que tinha em 2016. É um crescimento de 316%. Aliás, nos primeiros meses de 2022, 5,3 mil novos estabelecimentos foram abertos.
É um mercado que precisa ser estudado com atenção, especialmente sabendo que são grandes franquias se instalando e que muitos deles têm um setor de aquarismo.
Só este segmento cresceu mais de 5% no ano passado, e envolve mais do que aquários e peixes. É todo um mercado de insumos e equipamentos que ganha as lojas e mostra que esses pets precisam de estrutura para viverem bem.
É toda uma cadeia que envolve bombas, mídias, testes de pH, alimentos adequados e muito mais.
Mas é bom o mercado estar atento. Os pequenos lojistas que têm setores de aquarismo e as grandes redes precisam se profissionalizar e aprender mais sobre esses pets para ensinar aos seus clientes, e também precisam entender que o aquarismo é atraente, mas para isso acontecer seu setor não pode ficar escondido em um canto da loja e precisa estar bonito o bastante para atrair novos aquaristas.