Aquário de Peixes

Como limpar o aquário corretamente: descubra aqui!

Saber como limpar o aquário de peixes é uma tarefa da qual não dá para escapar, se você quiser criar esses simpáticos animaizinhos. Afinal, é preciso manter a qualidade da água, o que exige uma remoção periódica da água velha e a substituição da mesma por uma fração de água nova.

Assim, a limpeza é indispensável porque os detritos  — restos de comida, algas, fezes etc. — entram em decomposição e começam a absorver o oxigênio.

Com o passar dos dias, o ambiente fica cada vez mais poluído, um risco enorme para esses graciosos amiguinhos, que não conseguem respirar direito.

Os cuidados são necessários, mas não é preciso muita preocupação! Neste post, vamos mostrar de forma bem fácil como garantir um aquário de peixes bonito e equilibrado. Assim, qualquer tipo de aquarista não vai ter dificuldades na hora de saber como limpar o aquário. Confira!

Fique atento aos detalhes 

Quando você decidir qual será o seu aquário de peixes, tenha em mente que cada tipo de aquário necessita de modos de limpeza distintos. Também influencia na maneira de higienizar o tamanho. Por esse motivo, descobrir como limpar o aquário vai depender de algumas variáveis.

Os modelos maiores, por exemplo, não precisam ser desmontados para ficarem em boas condições. O mais importante é seguir as recomendações do pet shop.

Tome cuidado ao trocar a água

Os peixes são animais muito vulneráveis à temperatura e ao PH (Potencial Hidrogeniônico). Você sabe o que essa sigla significa? Ela nada mais é do que uma medição para a concentração de íons (H+) em uma solução aquosa. Em outras palavras, o PH aponta se a água é ácida, neutra ou alcalina.

A escala de PH oscila do número 1 ao 14. Abaixo de 6, a água é ácida. Perto de 7, neutra. Acima desse valor, a água é alcalina. Para os peixes de água doce, por exemplo, é recomendado um PH de 7,2 a 7,8.

Geralmente, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias. Mais uma vez, o segredo é obedecer às regras específicas para as espécies de peixes e para o tipo de aquário, principalmente no caso das pessoas ainda iniciantes no aquarismo. Veja um passo a passo de como limpar o aquário:

• Resíduos: 

Retire com uma peneira dejetos como algas, fezes e comida. Além disso, capriche no fundo do aquário e na superfície do cascalho e dos enfeites;

• Remoção da água em aquários maiores: 

Para viveiros de peixes maiores, a dica de como limpar o aquário é usar um sifão próprio para isso. Nesse caso, coloque uma extremidade dessa mangueira na água e, a outra, em um balde. Assim, você faz a troca de modo mais prático;

• Substituição da água em aquários menores: 

Se o seu aquário for menor, basta despejar o volume recomendado de água suja na pia ou no vaso sanitário e acrescentar a mesma quantia despejada de água limpa filtrada;

• Clima: 

Assegure que a temperatura da água nova está amena. Isso é extremamente importante na tarefa de como limpar o aquário. Afinal, muito calor ou frio em excesso podem até matar seu animalzinho de estimação;

• Volume: 

Deve-se extrair mais ou menos 20% do conteúdo atual e recolocar a mesma quantia;

• Água tratada: 

Reponha a quantia que foi jogada fora com água filtrada e sem cloro. Usar a água que sai direto da torneira pode fazer mal aos peixinhos;

• Teste de PH: 

Faça um teste de PH com kits comprados em pets shops confiáveis para ver se o ambiente está equilibrado;

• Neutralização:

Caso o PH esteja fora das recomendações para o seu aquário, aplique produtos para neutralizar. Isso é bem simples de fazer, sendo que no próprio pet shop você consegue informações sobre o procedimento.

Evite os erros mais comuns

Preste bastante atenção na quantidade de comida que você introduz. Esse conselho é ainda mais importante para os iniciantes no aquarismo. Isso porque, quando o tema é como limpar o aquário, os exageros infelizmente são comuns. Porém, ração demais deixa a água suja. Por isso, o abuso na hora de alimentar é um perigo real. Aqui, vale o mesmo conselho: aja de acordo com as instruções.

Outro equívoco grave é lavar o aquário com sabão ou mesmo usar produtos de limpeza. Esses itens têm elementos químicos que são tóxicos. Por mais que você tente enxaguar bem, sempre ficará algum resquício desses materiais.

Quando isso acontece, os peixes ficam estranhos: muito agitados ou em estado de letargia. Isso dificulta a alimentação e pode até causar a morte.

Outra dica de como limpar o aquário: os modelos de 5 litros ou mais não devem ser desmontados. Para eles, basta que você faça a troca com frequência. Um aquário maior, quando é esvaziado, demora demais para reestabelecer o PH. Por causa disso, os peixes ficam estressados.

Experimente o Aquakit

Uma outra possibilidade de como limpar o aquário é comprar o Aquakit, um produto exclusivo da Aquaterrário! Você já ouviu falar dele? Trata-se de um conjunto completo com aquário e todos os acessórios necessários para cuidar bem dos peixinhos.

Esse combo tem um sistema muito prático de plug and play. Ou seja, é só seguir as orientações que vêm no manual, montar os componentes e abraçar de vez esse hobby tão incrível e encantador.

Quando dizemos que o kit é completo, saiba que não é à toa. Isso porque o pacote inclui desde enfeites até sistema para filtrar a água. Por essa razão, o Aquakit deixa o aquarismo muito mais simples e divertido. Mais um benefício é que ele é compatível com diversas espécies de peixes.

Desse modo, os pets aquáticos acabam vivendo mais e melhor. Além disso, você não precisa quebrar a cabeça escolhendo adornos, cascalho, aquário, iluminação etc. Afinal, vai adquirir tudo que precisa de uma só vez.

Porém, as vantagens do Aquakit não param por aí: temos também vídeos online para você tirar todas as suas dúvidas. Isso mesmo! Veja só os itens que acompanham esse combo:

  • Aquário de vidro retangular com acabamento em faixas adesivas pretas, nos tamanhos 40x30x28, 50x30x28 ou 60x30x28;
  • Luminária Aqualed, produto exclusivo da Aquaterrário, composta com 3 cores diferentes: branca, azul e rosa;
  • Filtro de água;
  • Redinha;
  • Condicionador para cloro e nitrito;
  • Cascalho do tipo basalto;
  • Decoração interna;
  •  Fontes de alimentação AC 12v.

Agora, com tanta praticidade, entender como limpar o aquário vai ser moleza com nosso Aquakit. Quer conferir como é tudo muito claro e descomplicado? Então veja só nossas explicações!

Limpeza do vidro

Use imãs flutuantes para limpar os vidros do aquário sem precisar colocar as mãos dentro dele. Desse modo, uma parte do imã fica dentro e a outra por fora. Assim, você vai conseguir remover algas e outras sujidades da superfície. Além disso, procure fazer esse procedimento uma vez por semana.

Você vai ver como o aquarismo e as crianças combinam muito. Dessa maneira, chame seus filhos para executar essa tarefa. Isso porque os pequenos vão enxergar essa metodologia como uma verdadeira brincadeira. Mais uma dica: dá para manter o imã no cantinho do aquário quando você não estiver utilizando o acessório. Assim, você evita de perder ou contaminar a peça.

Teste de PH

Outra boa lição de como limpar o aquário é realizar os testes de PH quinzenalmente. Com o tempo, existe uma tendência de o ambiente ir ficando mais ácido. Contudo, com o Aquakit, você terá acesso a um manual muito didático que vai ensinar a fazer a correção dessa distorção na água. Por esse motivo, cuidar dos peixinhos se torna bem mais acessível.

Renovação da água

Mais um segredinho de como limpar o aquário é renovar uma parte da água todo mês. Isso deve ser feito independentemente do resultado do teste de PH, viu? Diante disso, nesse intervalo de tempo, renove cerca de 20% do ambiente com água novinha.

Porém, é muito fácil retirar com um pote apropriado a água suja e substituir com a água nova na mesma quantidade. Além disso, é necessário utilizar um produto desclorificante.

Manutenção da biologia

Quando falamos de como limpar o aquário, também é indispensável garantir uma qualidade biológica para o meio aquático. Assim, depois de trocar a água, introduza algumas bactérias que são fundamentais para o equilíbrio bioquímico. Nesse caso, você deve apenas seguir as explicações que estão no seu manual e colocar os produtos bacterianos que já vêm com um composto na quantidade e especificação corretas. Não é muito simples?

Higienização do material filtrante

Uma vez a cada 30 dias, você deverá limpar também os materiais de filtragem localizados atrás do Aquakit. Esses equipamentos são formados por uma esponja e uma mídia biológica.

O maior truque de como limpar o aquário na questão dos agentes filtradores é usar a própria água onde já estão os peixinhos. Assim, aproveite essa mesma água para dar uma boa lavada nesses componentes. Lembre-se de jamais lavar com água da torneira com cloro. Isso é imprescindível pelo motivo que já explicamos: o cloro é tóxico para os peixinhos e pode ficar algum vestígio dele nas peças, por mais que você enxágue abundantemente.

Como você já deve ter percebido, aprender como limpar o aquário exige certa dedicação. Mas é algo que você pode fazer muito facilmente com o Aquakit da Aquaterrário. Desse modo, você vai colher os benefícios de ter um animalzinho de estimação, como estimular os laços das crianças com a natureza. No entanto, terá muito menos trabalho e perda de tempo.

Afora isso, os aquários ainda enfeitam o recinto, levando paz e beleza para sua casa. Quer saber como usar os aquários para dar aquele up na decoração? É simples: leia também nosso post sobre como escolher a iluminação ideal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *