peixes tetra no aquário de água doce

Peixes para aquário de água doce: veja as principais espécies

Se você tem vontade de iniciar no aquarismo, os peixes para aquário de água doce são os ideais. Afinal de contas, eles são bonitos, causam um impacto visual interessante para chamar a atenção das crianças e também são bem fáceis de cuidar.

No entanto, é preciso conhecer algumas pequenas regras para não perder nenhum indivíduo. Nesse contexto, o tamanho do aquário deve ser proporcional à quantidade de pets aquáticos em seu interior. Além disso, você deve analisar a compatibilidade entre as espécies.

Apesar dessa necessidade, não é difícil obter informações nas melhores lojas especializadas nesse ramo. Quer saber mais? Então conheça os principais peixes para aquário de água doce!

Betta

O peixe betta é um dos queridinhos do público, sendo uma das espécies preferidas dos criadores. Afinal, ele é dono de muita beleza, com suas caudas enormes e suas cores vibrantes.

Contudo, para quem está começando, o melhor e mais prudente é criar um betta sozinho. Desse modo, será necessário menos trabalho.

Mais um ponto positivo para esses animaizinhos é que existem no mercado aquários próprios para betta, que são chamados de betteiras. Além disso, dá para colocar em vários lugares: na cama, criado-mudo, mesa do escritório, estante da sala etc.

Só que a área onde o betta vai ficar não deve receber luz direta do sol. Além disso, esses amiguinhos precisam ficar longe de fumaça e de produtos químicos, como tintas.

Molly

Não deixe o Molly de fora da sua lista de peixes para aquário de água doce. Mesmo que você queira só um betta, é bom conhecer essa espécie. Isso porque o Molly também é bem simples de tratar e cuidar.

Aliás, ele costuma ser muito indicado para os aquaristas iniciantes. Afinal, ele tem cores belas, como verde, azul, amarelo e dourado. Mais um ponto a favor desse amiguinho é que ele é bastante sociável.

Por essa razão, você pode misturá-lo com outros tipos de peixinhos com total tranquilidade. No entanto, para criar vários Molly em um único aquário, garanta que haja mais fêmeas do que machos. Assim, evitam-se as disputas físicas entre eles para conquistar as “garotas”.

O corpo do Molly é redondinho e suas nadadeiras são curtas. Desse modo, ele não vai para o fundo. Portanto, dê um tipo de ração que fique na superfície da água ou que pare pelo menos na metade do aquário.

Tetra-neon

Outra estrela entre os peixes para aquário de água doce é o Tetra-neon. Esse tipo de linhagem tem origem na Amazônia. Trata-se de um amiguinho que também é adequado para quem está começando nesse hobby. Ele também tem beleza e seu maior atributo é uma faixa colorida no abdômen que muda de tom. Assim, às vezes essa listra fica vermelha, em outras, azul, e pode até mesmo ficar meio alaranjada.

Uma outra característica do Tetra-neon é que ele adora viver em cardumes. Por esse motivo, é necessário manter pelo menos 6 indivíduos dessa espécie no seu aquário. Assim, você impede que eles fiquem adoecidos ou sofram de estresse.

Como esse tipo de peixe é pequeno, não coloque peixes carnívoros junto com o Tetra, que poderão ser devorados nessa situação. Porém, eles se dão bem com o limpa-vidro, as rãs-anãs-africanas e a coridora-pimenta.

Neon Chinês

O Neon Chinês é outro peixe para aquário de água doce incrível. Mesmo não sendo tão famoso como os bettas, eles também são lindos e não exigem muitos cuidados do tutor.

Geralmente, eles têm uma coloração castanha com toques de verde. Além disso, as barbatanas são vermelhas e amarelas. Contudo, a característica que mais chama a atenção para o Neon Chinês é uma linha amarela fluorescente que atravessa todo seu corpo. Desse modo, ele fica com um tom brilhante dos olhos até a cauda, como se estivesse ligado em uma tomada com energia elétrica.

Por esse motivo, esse peixinho ganhou o apelido de Neon. Assim, com essas cores alegres, ele costuma fazer muito sucesso entre as crianças. Afinal, com um peixe tão chamativo e belo, o aquarismo na infância se torna ainda mais divertido. Mais uma dica: o Neon Chinês não gosta de viver sozinho, longe de seus semelhantes. Ou seja, crie pelo menos meia-dúzia de Neon Chinês ao mesmo tempo.

Portanto, felizmente, não faltam opções de peixes para aquário de água doce. Mas o melhor mesmo é que existem espécies exuberantes e que não são difíceis de cuidar. Assim, você pode aproveitar o aquarismo para ensinar noções de responsabilidade para seus filhos. Quer saber mais? Então leia também nosso post que conta como manter o aquário saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *