Se você tem vontade de iniciar no aquarismo, os peixes para aquário de água doce são os ideais. Afinal de contas, eles são bonitos, causam um impacto visual interessante para chamar a atenção das crianças e também são bem fáceis de cuidar.
No entanto, é preciso conhecer algumas pequenas regras para não perder nenhum indivíduo. Nesse contexto, o tamanho do aquário deve ser proporcional à quantidade de pets aquáticos em seu interior. Além disso, você deve analisar a compatibilidade entre as espécies.
Apesar dessa necessidade, não é difícil obter informações nas melhores lojas especializadas nesse ramo. Quer saber mais? Então conheça os principais peixes para aquário de água doce!

Betta
O peixe betta é um dos queridinhos do público, sendo uma das espécies preferidas dos criadores. Afinal, ele é dono de muita beleza, com suas caudas enormes e suas cores vibrantes.
Contudo, para quem está começando, o melhor e mais prudente é criar um betta sozinho. Desse modo, será necessário menos trabalho.
Mais um ponto positivo para esses animaizinhos é que existem no mercado aquários próprios para betta, que são chamados de betteiras. Além disso, dá para colocar em vários lugares: na cama, criado-mudo, mesa do escritório, estante da sala etc.
Só que a área onde o betta vai ficar não deve receber luz direta do sol. Além disso, esses amiguinhos precisam ficar longe de fumaça e de produtos químicos, como tintas.

Molly
Não deixe o Molly de fora da sua lista de peixes para aquário de água doce. Mesmo que você queira só um betta, é bom conhecer essa espécie. Isso porque o Molly também é bem simples de tratar e cuidar.
Aliás, ele costuma ser muito indicado para os aquaristas iniciantes. Afinal, ele tem cores belas, como verde, azul, amarelo e dourado. Mais um ponto a favor desse amiguinho é que ele é bastante sociável.
Por essa razão, você pode misturá-lo com outros tipos de peixinhos com total tranquilidade. No entanto, para criar vários Molly em um único aquário, garanta que haja mais fêmeas do que machos. Assim, evitam-se as disputas físicas entre eles para conquistar as “garotas”.
O corpo do Molly é redondinho e suas nadadeiras são curtas. Desse modo, ele não vai para o fundo. Portanto, dê um tipo de ração que fique na superfície da água ou que pare pelo menos na metade do aquário.

Tetra-neon
Outra estrela entre os peixes para aquário de água doce é o Tetra-neon. Esse tipo de linhagem tem origem na Amazônia. Trata-se de um amiguinho que também é adequado para quem está começando nesse hobby. Ele também tem beleza e seu maior atributo é uma faixa colorida no abdômen que muda de tom. Assim, às vezes essa listra fica vermelha, em outras, azul, e pode até mesmo ficar meio alaranjada.
Uma outra característica do Tetra-neon é que ele adora viver em cardumes. Por esse motivo, é necessário manter pelo menos 6 indivíduos dessa espécie no seu aquário. Assim, você impede que eles fiquem adoecidos ou sofram de estresse.
Como esse tipo de peixe é pequeno, não coloque peixes carnívoros junto com o Tetra, que poderão ser devorados nessa situação. Porém, eles se dão bem com o limpa-vidro, as rãs-anãs-africanas e a coridora-pimenta.

Neon Chinês
O Neon Chinês é outro peixe para aquário de água doce incrível. Mesmo não sendo tão famoso como os bettas, eles também são lindos e não exigem muitos cuidados do tutor.
Geralmente, eles têm uma coloração castanha com toques de verde. Além disso, as barbatanas são vermelhas e amarelas. Contudo, a característica que mais chama a atenção para o Neon Chinês é uma linha amarela fluorescente que atravessa todo seu corpo. Desse modo, ele fica com um tom brilhante dos olhos até a cauda, como se estivesse ligado em uma tomada com energia elétrica.
Por esse motivo, esse peixinho ganhou o apelido de Neon. Assim, com essas cores alegres, ele costuma fazer muito sucesso entre as crianças. Afinal, com um peixe tão chamativo e belo, o aquarismo na infância se torna ainda mais divertido. Mais uma dica: o Neon Chinês não gosta de viver sozinho, longe de seus semelhantes. Ou seja, crie pelo menos meia-dúzia de Neon Chinês ao mesmo tempo.
Portanto, felizmente, não faltam opções de peixes para aquário de água doce. Mas o melhor mesmo é que existem espécies exuberantes e que não são difíceis de cuidar. Assim, você pode aproveitar o aquarismo para ensinar noções de responsabilidade para seus filhos. Quer saber mais? Então leia também nosso post que conta como manter o aquário saudável!
Poxa até que fim encontrei o artigo que estava precisando
e ajudou muito. Infelizmente na internet e no youtube
não encontrei bons conteúdos sobre esse assunto.
Compartilhado nas redes sociais.