como montar um aquário

Como montar um aquário: confira 7 dicas

Em tempos de quarentena, criar peixes pode ser um jeito barato para entreter as crianças, dar um up na decoração e ainda aliviar o estresse. Porém, muita gente ainda tem dúvidas de como montar um aquário ou acha que é muito difícil. Realmente, alguns anos atrás, o aquarismo não era mesmo muito acessível.

Porém, a boa notícia é que a tecnologia já chegou no aquarismo! Ou seja, atualmente temos aquários modernos, equipamentos e produtos para tratar a água. Assim, ficou bem mais simples e mais econômico adotar peixinhos de estimação.

Além disso, peixes são ótimos para as crianças tanto para aprender noções de responsabilidade — cuidar da água e dar comida, por exemplo — como para interagir com esses seres tão interessantes e cheios de cores. Gostou da nossa ideia? Então veja neste post 7 dicas de como montar um aquário de peixes de água doce! Confira!

1. Escolha o aquário adequado às espécies de peixes

Sua primeira lição de como montar um aquário começa escolhendo um modelo certo para os tipos de peixes que você quer. Nesse contexto, lembre-se de que, dependendo da linhagem do animal, serão necessários um filtro e um aquário de tamanho maior.

Entretanto, bettas podem ficar bem em aquários pequenos e sem sistema de filtragem. Por essa razão, pesquise para saber qual tipo de habitat é melhor para os peixinhos que você pretende levar para sua casa.

2. Coloque substrato ou areia

Com a moradia dos seus peixinhos já definida, podemos passar para o segundo passo de como montar um aquário: o substrato! Na parte inferior do reduto de peixes, é preciso inserir areia ou substrato. Isso é importante para ajudar na filtragem, na manutenção da temperatura e também funciona como um apoio para os acessórios decorativos.

Desse modo, preencha com esses materiais a base do ecossistema, isto é, o chão do aquário. No entanto, não precisa deixar tudo retinho na superfície. Assim, com as irregularidades, o visual fica mais parecido com o fundo de um rio de verdade. Ou seja, seu design ganha um toque mais natural.

3. Invista na decoração

Uma das coisas mais divertidas de como montar um aquário é a decoração. Essa etapa só perde mesmo para o momento de soltar os peixinhos na água.

Uma atenção importante é adquirir enfeites próprios para aquarismo. Desse modo, você evita que um adorno solte alguma substância que possa alterar o equilíbrio da água.

Por outro lado, as peças feitas especialmente para os peixes são confeccionadas com materiais apropriados e imitam a natureza de um jeito incrível. Assim, você pode escolher troncos, pequenos arbustos, algas, rochas etc.

Outra dica é deixar os enfeites mais baixos na frente e, os mais altos, atrás. Assim, é possível ter uma visão mais ampla da estrutura. Mais uma medida importante é não comprar nada pontiagudo para não ferir seu peixinho.

Também não exagere na quantidade de enfeites: os pets aquáticos precisam de espaço livre para se movimentar.

4. Instale termostato, filtro e luminária

Mais um item que ajuda muito quando a gente quer aprender como montar um aquário é o termostato. Esse aparelhinho auxilia a conservar a temperatura ambiente.

Dessa forma, não acontecem variações intensas de clima, algo que deixa os peixes estressados e doentes. Filtros também contribuem para eliminar as impurezas do local e para garantir uma água mais oxigenada.

Porém, um aquário também necessita de uma iluminação ideal. Nesse sentido, as luminárias led são os melhores modelos para o aquarismo. Isso porque elas não esquentam demais a água, algo que pode complicar as condições de saúde dos animais.

Outra dica interessante sobre luminosidade é que algumas luminárias já vêm com várias cores e tamanhos. Assim, você consegue um efeito encantador para o aquário com apenas um aparelho. Imagine misturar azul, branco e rosa? O resultado é incrível.

5. Aplique anticloro antes de pôr a água

Sempre que você for inserir água no seu aquário, coloque produtos anticloro na solução. Assim, você neutraliza esse elemento, que está presente na água que sai das nossas torneiras.

Tal substância prejudica a saúde da fauna. Desse modo, é preciso aplicar condicionadores sempre que for colocar água no aquário, seja na primeira vez, seja na reposição.

6. Experimente kits prontos

Existe como montar um aquário de um jeito bem mais fácil. Nesse caso, a solução é adquirir um kit de aquário pronto que já vem com todos os acessórios e aparelhos em único pacote. Essa pode ser uma alternativa perfeita para os iniciantes no aquarismo.

Dentro dessa modalidade de combo, você pode optar por conjunto de aquário para Bettas ou para outros tipos de peixinhos. Desse jeito, você recebe de uma só vez: aquário, luminária, filtro, rede, condicionadores para cloro, cascalho, enfeites e fonte de alimentação.

7. Solte os peixes na água

Finalmente, chega o momento tão esperado: soltar os peixinhos na água! Porém, preste atenção na aclimatização, algo fundamental quando a gente quer entender como montar um aquário.

Por 15 minutos, coloque o saquinho com os peixes — aquele que você trouxe da loja — mergulhado e fechado dentro do aquário. Esse procedimento vai permitir que a temperatura no interior da sacolinha fique igual à da água de fora. Assim, os peixinhos sofrem bem menos na adaptação.

E aí? Deu para entender direitinho como montar um aquário? Não é fácil? Você vai perceber que é também muito divertido. Além disso, os peixes encantam as crianças, alegram o visual da casa e ainda por cima relaxam.

Contudo, depois da montagem, de vez em quando são necessárias algumas medidas de manutenção. Mas não se preocupe: é tudo bem simples! Quer saber como faz? Então leia também nosso post que conta como deixar o aquário saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *