peixes dormem

Como os peixes dormem? Descubra agora mesmo aqui!

Descobrir como os peixes dormem é uma curiosidade que acaba surgindo na cabeça dos aquaristas, mais cedo ou mais tarde. Primeiramente, é preciso saber que os bichinhos não dormem do mesmo jeito nem a mesma quantidade de horas.

Apesar dessa variação entre as espécies, há algum em comum entre os mais variados tipos de animais: todos precisam dormir, ainda que seja só um pouquinho. Aliás, nesse tema sobram curiosidades.

Por exemplo: cavalos e zebras dormem em pé! Isso mesmo! Na natureza, as características do sono também estão relacionadas à posição na cadeia alimentar. Desse modo, predadores podem descansar por horas a fio.

Porém, quando um animal desempenha o papel predominante de presa, ele apresenta um sono muito leve. Isso faz parte do instinto de sobrevivência, já que esses bichos necessitam de atenção maior.

Afinal, dormir profundamente pode contribuir para que eles sejam devorados.

Mas você quer mesmo saber é como os peixes dormem, não é mesmo? Então venha com a gente e desvende esse mistério agora mesmo!

Por que os peixes também precisam repousar?

Como já dissemos, os animais precisam pelo menos cochilar, embora façam isso de maneiras diferentes. Quando falamos em aquarismo, podemos dizer que grande parte dos peixes de estimação dorme quando o cuidador desliga as luzes do sistema.

Nesse contexto, é importante lembrar de apagar a iluminação do aquário para que esses amigos nadadores relaxem.

Como os peixes dormem sem fechar os olhos?

Muita gente se pergunta: como os peixes dormem, se eles não contam com pálpebras para fechar e abrir os olhos? Acontece que os animais aquáticos não entram em estado de sonolência desse jeito.

Em outras palavras, eles não contam com o sono REM, típico dos humanos, que é caracterizado pela movimentação dos olhos.

No entanto, dependendo da espécie, os peixes adotam comportamentos diferentes na hora de dormir. Por exemplo: algumas linhagens somente flutuam na água, enquanto outras procuram esconderijos.

Um aquarista mais observador pode questionar: mas alguns tubarões apresentam pálpebras? Na realidade, essa membrana serve apenas para proteger os olhos desses predadores. Por essa razão, elas não abrem nem fecham por causa do sono.

Assim, para saber se um tubarão está em repouso, é preciso observar o ritmo do nado. Ou seja, eles se movimentam muito lentamente quando estão adormecidos.

Isso acontece porque a respiração de tubarões requer entrada ininterrupta de água pelas brânquias. Ou seja, mesmo tirando uma soneca, eles não param de se movimentar.

Além desse comportamento, eles têm queda no ritmo cardíaco e respiratório. Mais um sinal é a diminuição na capacidade de reflexo.

Porém, como são grandes caçadores, os tubarões podem dormir sem muitas preocupações.

Quais sinais os pets aquáticos emitem quando estão descansando?

Se você quer mesmo entender como os peixes dormem, preste atenção quando eles ficarem muito tempo parados.

Assim, ao contrário dos tubarões, muitos peixinhos somente flutuam quando estão relaxando. Desse modo, eles param de nadar.

Mais uma pista é o costume de se esconder. Nesse contexto, esses nossos animaizinhos procuram rochas, cavernas e pedrinhas para tirar aquele gostoso cochilo.

Por isso, na decoração do aquário, deve-se pensar em enfeites que possam servir de refúgio.

Os peixes em estado de sonolência não reagem a estímulos externos tão facilmente.

Assim, o barulho do toque dos seus dedos no vidro, por exemplo, não servirá para eles reagirem.

No entanto, é claro que se o ruído for muito forte, esses amiguinhos podem acabar despertando.

Peixes dormem de dia ou de noite?

Como já dissemos, em um aquário, geralmente os peixinhos repousam quando você apaga as luminárias. Entretanto, no habitat natural, existem animais que dormem de dia e outros que preferem repousar à noite.

Por exemplo: a tilápia-de-Moçambique dorme durante a noite. Porém, o gato-cabeçudo castanho é um dos peixes que gostam da luz do dia para adormecer.

Diante dessa variação de comportamentos, na hora de montar o aquário, é fundamental escolher espécies compatíveis entre si.

E aí? Conseguiu entender direitinho como os peixes dormem? Bom, dá para saber quando eles repousam se eles ficarem muito tempo parados. Além disso, se esconder é outro sinal de que eles não estão despertos.

No entanto, o mais importante é assimilar que os peixes entram, sim, em um estado de sonolência. Isso é fundamental para eles se recuperarem das atividades do dia a dia.

Que tal saber mais sobre o universo dos peixes de estimação? É simples: leia também nosso artigo que aborda tudo sobre aquarismo para iniciantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *