tartaruga tigre d'água

Tartaruga tigre d’agua: descubra como cuidar aqui!

A tartaruga tigre d’água tem milhares de fãs no mundo do aquarismo porque são belas e interagem bastante com os seres humanos. Esse pet de água doce na verdade não é tartaruga, mas sim um cágado.

Independentemente disso, não tem como não se apaixonar: elas são muito mansinhas e fofas! Desse modo, as crianças podem se divertir e segurar esse charmoso réptil nas mãos.

Além disso, com os devidos cuidados, dá para a garotada alimentar esse animalzinho com muita segurança. Ou seja, é diversão garantida e, ao mesmo tempo, os pequenos aprendem a respeitar os animais!

Por tudo isso, cada vez mais pessoas escolhem esse animal exótico como membro da família. Ficou com vontade de levar para casa?

Então leia nosso post e aprenda todos os cuidados necessários para criar a tartaruga tigre d’água!

Conheça suas principais características

Um filhote de tartaruga tigre d’água é muito pequenininho, com aproximadamente 5 centímetros. Porém, não se engane: elas crescem até 6 vezes esse tamanho. Assim, sua tigre d’água pode alcançar 30 centímetros.

Outro detalhe muito importante antes de tomar a decisão de adotar esse pet: ele vive por cerca de 30 anos. Por isso, esse bichinho exige uma amizade duradoura e muita atenção dos tutores por um longo tempo da vida.

Mais uma informação de peso é que os cascos são bastante frágeis a quedas. Por isso, as crianças devem brincar com cuidado e delicadeza. Assim, a relação com a tartaruga tigre d’água vai marcar o aquarismo na infância de uma forma muito especial.

Forneça alimento adequado para a tartaruga tigre d’água

A maneira mais prática e segura de alimentar esse pet é com rações flutuantes próprias para cágados. Afinal, os alimentos industrializados já são balanceados em relação aos tipos e à quantidade de nutrientes. Assim, a tartaruguinha vai crescer bem saudável.

Capriche na limpeza do aquário

Assim como acontece com os peixes, com o passar dos dias, as condições da água pioram por causa do excesso de material orgânico — como fezes e restos de comida. Por esse motivo, essa adorável amiguinha precisa de um aquário com filtro e bomba.

Mesmo assim, a cada 10 dias mais ou menos, é necessário fazer a troca de água para remover esses detritos. Desse modo, para limpar o aquário corretamente, retire cerca de 30% da água velha e substitua por água nova. Porém, não se esqueça de que essa água nova deve ser filtrada.

Além disso, a porção de água que será colocada no ambiente precisa receber condicionadores específicos que você encontra em petshops ou lojas especializadas. Com essa medida, é viável conservar a oxigenação e o PH do aquário em níveis seguros.

Tome cuidado ao misturar a tartaruga tigre d’água com outros peixes

A tartaruga tigre d’água até pode conviver com outros peixes. Porém, escolha os peixinhos com critério e pesquise sobre a compatibilidade entre os animais.

Com frequência, a tigre d’água se dá bem com carpas. Por outro lado, ela costuma mordiscar a cauda do peixe kinguio. Como essa tartaruga é carnívora, ela também pode comer peixinhos muito pequenos. Desse modo, tome cuidado!

Escolha aquários de qualidade

O melhor tipo de aquário para essas “dublês de tartaruga” é o aquaterrário. Esse modelo vem com uma plataforma. Assim, seu cágado pode sair da água de vez em quando para tomar um sol.

Aliás, esse é o nome da nossa empresa: Aquaterrário! Assim, desde 1995 oferecemos o que há de melhor no aquarismo. Ou seja, contamos com designs redondos, retangulares, baterias, filtros, luminárias e demais equipamentos.

Além disso, comercializamos combos que vêm com todas as peças necessárias para montar o aquário de um jeito rápido e simples.

Portanto, a tartaruga tigre d’água é um bichinho dócil, que ocupa pouco espaço e ainda por cima não dá muito trabalho no dia a dia. Além disso, para as famílias com crianças, a experiência com esse tipo de animal é extremamente enriquecedora.

Agora, para realmente não ter problemas, lembre-se de optar por aquários de qualidade e conforto. Que tal escolher agora mesmo a nova “casa” da sua tartaruguinha? É fácil: conheça os produtos da Aquaterrário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *