Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação (Abinpet), publicados no final de 2021 dão conta que 67% do número de habitantes do Brasil são animais de estimação.
O País possui 213,7 milhões de pessoas e 144,3 milhões de animais de estimação de acordo com o IBGE (censo demográfico).
Desse número, 55,9 milhões são cães; 40,4 milhões aves ornamentais; 25,6 milhões gatos; 19,9 milhões peixes ornamentais e 2,5 milhões compõem o grupo de animais silvestres como répteis, quelônios e pequenos mamíferos.
Portanto, o número de pets representa 67,6% da população brasileira. Isto significa que mais da metade da população possui pelo menos um animal.
O crescimento médio geral de animais foi de 2% ao ano, sendo cães – 1,5%; gatos – 3,6%; peixes – 2,6%; aves – 1%; répteis e mamíferos – 4,2%.
Esses números apontam que o mercado aqueceu durante a pandemia, especialmente no segmento dos peixes ornamentais, onde o Brasil aparece como terceiro país do mundo e número de pets.
Pessoas que moram sozinhas; casais sem filhos são os que mais adotaram pets durante a pandemia e que adotaram o hobby do aquarismo.
Um dos motivos mais fortes é que o aquarismo é uma atividade relaxante e cresceu durante a pandemia pela facilidade da compra de pets e insumos online.
A indústria pet gerou R$ 27,02 bilhões em 2020 no Brasil, sendo 75% em comidas para animais de estimação, que mostrou o maior crescimento, com a fatia de 24% do segmento.
Em seguida vêm produtos de veterinários (18%) e cuidados com os animais (9,5%), de acordo com dados da Abinpet.
No caso do aquarismo, a Aquaterrário vem demonstrando que os cuidados com peixes, plantas e outros animais aquáticos pode aquecer ainda mais as vendas de pet shops.
Aquários bem cuidados, com iluminação adequada e filtros que auxiliam na manutenção e na saúde dos animais (peixes, tartarugas, répteis etc.) mostram que as lojas estão tão preocupadas com os animais de estimação quanto seus donos.
Os lojistas devem manter seus espaços de aquarismo e de terrários em local agradável para os pets e para seus visitantes/compradores.
Esse é o recado do Marinho da Aquaterrário para manter sua loja sempre bem e fazer parte desse mercado em plena expansão.