Muitos especialistas não recomendam ter animais silvestres em casa, mas, mesmo com a desaprovação, os criadouros e donos desses animais existem, e precisam ser legalizados para funcionar.
Eu sou o Marinho da Aquaterrário e vou mostrar que existem regras para lojas e criadouros comerciais de animais silvestres.
Nota fiscal, licença especial do IBAMA e comprovação de cuidados com esses animais são das primeiras coisas a serem observadas.
No caso dos cuidados, ter os terrários da Aquaterrário, que vêm com todos os insumos necessários para tartarugas, sapos, lagartos e iguanas, entre outros, é uma boa medida.
São terrários de diversos tamanhos, adequados para cada tipo de animal silvestre, que vão deixar sua loja incrível para comercializar esses animais e abrir novos mercados!
Sabemos que esses animais não são domesticados, e que para criar e comercializar é preciso ter seu certificado de legalização e também uma nota fiscal confirmando sua origem.
Além de nota fiscal de origem, esse criador ou loja emite documentação para cada animal comercializado. Os animais também, dependendo da espécie, são marcados com microchip, ou tatuagem para confirmação de legalidade.
E atenção lojista: essa determinação de origem é importantíssima, pois isso evita que surjam criadouros ilegais que tirem os animais de seus habitats.
E saibam que não é possível “legalizar” um animal sem nota fiscal. Nenhum órgão pode regularizar a posse de animais de origem desconhecida.
Quem tem um exemplar sem origem comprovada pode levá-lo a um centro de fauna e entregá-lo voluntariamente.
Contrate Bons Veterinários e ofereça bons serviços
Mesmo que o lojista tenha que pagar mais para contratar um veterinário, é bom ter comprovação da experiência profissional.
Grande parte das clínicas veterinárias que atendem animais exóticos cobra um valor muito alto pelos serviços. Isso pode impossibilitar uma área de terrário em muitos pet shops.
Portanto, ofereça os seus serviços a um preço justo: nem muito baixo, que o torne inviável, e nem muito alto, que não permita que os animais sejam tratados.
Isso ajuda a passar uma imagem de responsabilidade e preocupação com os clientes, trazendo lucros em um mercado que cresce ano a ano.
Compartilhe informações sobre animais exóticos e dos serviços que sua loja oferece para eles. Assim os donos desses pets sabem que vocês têm esses serviços, a ainda poderão despertar interesses em outras pessoas que queiram algo diferente.