Olá, mais uma dica do Marinho da Aquaterrário para sua loja de animais, mais especificamente seu setor de aquarismo.
Desta vez quero falar sobre veterinários.
Mas existe veterinário para peixes? É claro que sim!
Pode até parecer absurdo, mas para que o pet tenha uma saúde de ferro é importante consultar um veterinário com frequência, para seguir uma rotina de saúde e prevenção de doenças.
Isso vale para qualquer animal de estimação e, claro, para peixes também.
Mas, no caso de nossos amigos aquáticos, é importante deixar essa visita apenas para os casos mais sérios, como o surgimento de doenças de pele, falta de apetite ou mudanças de comportamento dos peixes.
Não recomendamos essa procura porque os exames médicos para esses animais ainda são raros.
Além disso, transportar um peixe pode ser um tanto complicado, aumentando o estresse do pet, o que faz muitos donos de peixes a optarem por profissionais que atendem em casa.
Porém essa é uma ideia boa para quem quer investir em profissionais de saúde animal em suas lojas de animais.
Muitos têm veterinários especializados em atendimentos de cães e gatos, mas a grande maioria não investe em especialista em peixes ornamentais.
A maioria dos lojistas investe na formação teórica dos profissionais que dão orientação aos aquaristas. Mas, em caso de doenças mais graves, esses especialistas saberão indicar um veterinário.
Assim como outros animais, os veterinários também são treinados para cuidar de peixes. A diferença é que o especialista possui mais conhecimentos sobre o assunto do que os veterinários comuns.
Já dissemos em outras ocasiões que os peixes estão entre os animais de estimação mais comuns, e sim, existe veterinário de peixe.
Com isso alguns grupos maiores de lojistas estão investindo em ter ao menos um profissional agregado para atender o aquarismo.
Não é o mesmo que ter um setor especializado em veterinária de peixes, mas ter os contatos de especialistas para atender aos clientes.
Isso agrega valor ao setor de aquarismo das lojas, do mesmo modo que ter os suprimentos e rações específicas ajuda.
Ah! E se tratando de aquarismo, ou de terrários, saiba que há veterinários também para seus répteis e outros animais.
Veterinário de peixe: porque levar o pet a um especialista?
Assim como outros animais de estimação, os peixes também podem correr o risco de sofrer de algumas doenças específicas e neste caso, nem sempre um veterinário convencional poderá ajudar.
Afinal, os peixes necessitam de cuidados específicos, uma vez que eles possuem uma anatomia diferente dos outros pets, com brânquias, linha lateral e bexiga natatória.
Por isso, um veterinário de peixe precisa ser um especialista nesses animais e para isso, é preciso muito estudo focado nestes bichinhos aquáticos.
Em algumas situações, profissionais de aquarismo podem ajudar. Mas, apenas um profissional qualificado para o trabalho será capaz de avaliar algumas condições de saúde dos peixes.
Este profissional também pode ajudar os aquaristas a cultivar as espécies da melhor forma possível.
Eles vão passar dicas e oferecer o auxílio necessário para a preservação dos peixes como animais de estimação.
Sendo assim, para atender bem seus clientes de aquarismo, tenha contatos disponíveis para consultas.
E se puder, tenha um profissional que se especialize no setor para saber se é necessário ir ao veterinário ou se é só um problema pontual.